Talvez você esteja questionando o que esse texto tem a ver com o título do artigo. Afinal, alegria e stress definitivamente não combinam.
E quem está imune ao stress, a esse mal que a vidamoderna nos impõe? São tantos compromissos, atividades, correria, trânsito, cobranças, que nos levam ao stress e cansaço crônico. Infelizmente, já sofri intensamente desse mal e conheci pessoas que simplesmente sucumbiram a ele.
Até pessoas que eu colocava no nível das mais equilibradas entre todas que conheço já sentiram os efeitos do stress em seu corpo físico. Ou seja, a sociedade moderna está cadadia mais vulnerável.
O stress causa muitos transtornos físicos e psicológicos. Ele gera ansiedade, preocupação, e preocupar-se significa não “confiar tanto assim que Deus seja suficientemente grande, poderoso ou amoroso para cuidar do que está acontecendo em nossa vida!”
Precisamos perceber que todas as coisas que nos causam stress contribuem para nos afastar de Deus. Esquecemos quão breve é a nossa vida e que, se estamos em Cristo, caminhamos em direção ao lugar onde nenhum mal nos atingirá e jamais estaremos sós. É o stress afetando a memória de quem somos em Cristo e para onde vamos.
Enquanto aguardamos o Grande Dia, vamos nos lembrar que nossa difícil jornada pode ser amenizada se tão somente obedecermos à ordem expressa em Filipenses 4.4.
Essa é uma ordem clara e objetiva. Sem “mas”, “se” ou “talvez”. Por isso, eu convido você a escolher obedecer a Palavra de Deus e desfrutar a alegria que o Senhor dá para cada um de nós.
Nossos dias serão mais leves ainda que os desafios possam parecer maiores que nossas forças. Não estamos livres das aflições e provações, mas podemos ter a fonte da verdadeira alegria – Jesus – em nosso coração. Só assim prosseguiremos e venceremos até alcançar o Céu!