“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Cr 7. 14).
Introdução: A Bíblia é um livro de promessas, elas podem ser classificadas como promessas“condicionais” e “incondicionais”.
Exemplos:
1- Promessas Incondicionais: São aquelas que acontecerão independente de quaisquer circunstâncias ou ações humanas ex: (Jo14.1-3). Isso vai acontecer independente de qualquer coisa.
Garantia: (Lc 21.33) Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
2 – Promessas Condicionais: São aquelas que estão condicionadas a algum tipo de proposta ou ações humanas. Exemplos:
2-1 - (Jer 29:13) - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
2-2 – (Jo 15.7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Condições impostas por Deus na promessa de 2Cr 7.14.
Obs. Essa é uma promessa feita exclusivamente a Israel (se o meu povo...), porém o principio básico que a envolve pode também se aplicar à igreja de hoje.
Principio básico da promessa: “Deus está sempre pronto a ouvir e atender aqueles que o busca com um coração quebrantado e contrito”. (Sl 51.17).
1- Condição: “Se Humilhar” Israel sempre visto por Deus como um povo obstinado e de dura cerviz: (Ex 33.3; 33.5; 34.9; Dt 9.6; 10.16; 31.27).
O que é cerviz? A nuca, parte posterior do pescoço – curvar a cerviz significa submeter-se, dar-se por vencido, se entregar, se render.
Cerviz dura: Significa soberba, arrogância, exaltação, altivez (Mq 2.3). “Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto mal contra esta família, do qual não tirareis a vossa cerviz; e não andareis altivamente, porque o tempo será mau”. (ARA).
Obs. Se humilhar aqui é reconhecer a sua fragilidade e total dependência de Deus, se render a Ele, se entregar sem esboçar nenhuma reação, significa literalmente “abaixar a cabeça”. Ex: (Lc 18.10-14).
Observar os seguintes textos: (Tg 4.4,10; 1Pe 5.5,6; Pv 11.2; 16.18; 29.23; Pv 29.1).
2 Condição: “Orar e buscar a minha face”
Deus não se acha por acaso, Deus se acha quando se busca! (Jr.29.13; Is 55.6) Veja o exemplo da igreja primitiva (At 2.42). O que dizer da igreja de hoje que não ora mais nem pra começar o culto?
Obs. O mau exemplo começa muitas vezes no púlpito!!!
3 – Condição: “Se converter dos maus caminhos” O que é conversão?
Definições: Mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância; Mudança moral para melhor; Mudança de uma proposição na sua inversa; inverter a rota.
Exemplo de maus caminhos:
3-1 – O mau caminho da inveja:
Definição: Desejo de possuir o que outro tem acompanhado de ódio pelo possuidor!
Exemplos:
1-1- A inveja de Raquel: (Gen 30:1) - VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Tem gente fica doente de inveja, fica deprimido, quer morrer...! faça como Ana!
1-2- A inveja de Asafe: (Sal 73:3) - Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
1-3- A inveja de Caim: (1Jo 3:12) - Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
1-4- A inveja de Saul: (1Sm 18.5-9). Sua inveja o levou a atentar contra a vida de Davi.
Obs. O invejoso tem dificuldade em cumprir (Rm 12:15) - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. Ver (Pv 14.30).
3-2- O mau caminho da contenda:
3-2-1- E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. (Gn 13:8).
3-2-2- O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. (Pv 16:28).
3-2-3- Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha. (Pv 22:10).
3-2-4- Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. (Pv 26:20).
3-2-5- Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Pv. 6. 16-19).
Conclusão: Em se tratando de promessas condicionais, se o homem está disposto a aceitar e obedecer às propostas (condições) de Deus, então Deus cumprirá suas promessas na sua vida.“Ouvira dos céus, perdoará os seu pecados e sarará a sua terra”.